terça-feira, 31 de agosto de 2010

Moi? Oublier? Jamais!!!

Semana passada comecei a reler um guia de viagem impar! Ele se chama: "Guia dos brasileiros em Paris - com pouco dinheiro", da Mariléia Castro. Esse guia foi feito pra mim, pra você, para todos que sonham em ir a Paris e nunca foram. Sabe porque?
Segundo o guia é porque não nos esforçamos e também temos medo de não saber como pedir uma informação, um café, ou uma esmola se por acaso ficarmos sem dinheiro no "Velho Mundo". (A esmola foi por minha conta...rsrs)

É um livro fantástico! Ela te dá opções de roteiros, dicas de Albergues da Juventude com os endereços, preços de supermercados, lugares mais baratos para comprar lembrancinhas (que por sinal entrei no google maps e vi exatamente a loja que ela falou no exato lugar via satélite). Ela nos dá dicas de quando e como comprar a nossa passagem aérea, e o endereço de todos os museus e pontos turísticos que devemos ir, é demais! Na verdade eu queria ser rica pra financiar a viagem dela para as principais cidades do mundo pois assim eu teria um guia perfeito, informativo, engraçado e super apaixonante de todos os cantos do mundo. Pensando bem... Se eu fosse rica eu ia me financiar e descobrir tudo sozinha e depois escrever aqui pra vocês todas as dicas... rsrs. Se alguem que estiver lendo essa postagem for rico e quiser me dar esse emprego, estou disponivel!


Pois bem, no mesmo dia que eu comecei a reler esse livro, indo pra faculdade, passei em frente a uma praça aqui no Rio que se chama " Praça Paris" que fica na praia do Flamengo e lá tinha um cartaz enorme dizendo: "Quem tem boca vai a Paris". Acreditam? É um sinal Divino, só pode ser!!! Vcs não concordam? (Diz que sim por favor!!! rsrs) Dei um leve sorriso ao vê-lo e pensei que a Mariléia Castro tem razão, eu ainda não fui a Paris porq não quis de verdade!!!


Sobre essa frase vc sabem q é da época do Imperador romano Nero ne? O povo dizia assim: " Quem tem boca VAIA Roma" Que nós a modificamos ao longo dos séculos e ficou o "vai a", mas pra gente pode ser "vai a" Paris, porq, afinal, quem é louco de querer vaia-la? Eu não consigo nem esquece-la...(suspiro) Moi? Oublier? Jamais!!! (Eu? Te esquecer? Jamais!!!)


Praça Paris - Praia do Flamengo - RJ
Já contei: 1 sanduiche de mortadela tem 650 cal, Aristótoles disse que "a amizade é uma alma com dois corpos", tô sem internet em casa... Que saco!


PS: Prometo colocar depois a foto da praça paris com aquela frase, se ela sobreviver por mais um tempo...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sob a Mesma Lua


Hoje estive com meu pai, e conversamos sobre os documentos dele pra minha dupla cidadania, e pelo que percebi vai dá tudo certo! Ele tem seu passaporte português de mais de 50 anos... Se isso não é prova de que ele realmente é português, esse mundo tá perdido! Acho que essa semana, mesmo com o trabalho e minhas aulas recomeçando na faculdade, vou ao consulado dar início ao processo, que espero que seja curto.

E aí, já começou o curso de francês?
E o de Italiano?
Já está na ponta da língua o seu inglês?
Bom, faço essa pergunta pra vc que vai pra Europa ano que vem como eu, e principalmente pra mim, todos os dias... Eis o meu e o seu percurso, na verdade nosso percurso:
-5 dias em Roma ( eu sei, eu sei, Roma merece mais... mas tudo pode mudar em um ano, né?)
-2 dias em Siena (uma cidade medieval linda, uma das mais bem conservadas da Europa)
-1 dia em Assis (eu preciso ver e tocar no meu amigo São Francisco)
-Depois direto pra Paris, ela merece mais, só que meu orçamento só dá pra 5 dias também
-1 dia em Lisieux, pra conversar "pessoalmente" com a minha querida!
-3 dias em Madrid na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com o Papa Bentão!!!
-2 dias em Ávila
-1 em Salamanca
-3 em Bragança
-1 Fátima
-3 Lisboa
Bom, esses são meus planos... Mas Deus pode mudá-los hoje ou daqui a um ano, mas estou preparada e acostumada!

Ontem a noite, estava ao telefone com uma amiga, conversando sobre nada e tudo ao mesmo tempo... Aquele típico papo de amiga, entende? Bom, estava na janela da cozinha da casa da minha avó, quando me deparei com uma lua lindaaaaaa!!! Vocês viram? (Como se alguém lesse oq eu escrevo...rs)
Um tempo depois da ligação ela me mandou uma mensagem de texto dizendo que a lua realmente estava linda, e pensei que mesmo com a distância (porque eu estava em Macaé e ela no Rio) estávamos sob a mesma lua, e que ela nos unia de uma forma misteriosa. Também pensei que havia milhares de pessoas ao redor do mundo que estavam vendo aquela mesma lua que eu, talvez você que está lendo agora a tenha visto.
Imaginei que grandes homens e mulheres da história como: Alexandre o grande; Gandhi; João Paulo II; Vila-Lobos e Emmir Nogueira; quantas vezes pararam para olhar para o céu, pra lua, para as estrelas, e pensaram em Deus, na eternidade, na vida que viviam e na que queriam viver, ou simplesmente só a admiraram e curtiram o momento. Imaginei que todos somos iguais, não importa o tempo nem o lugar, todos somos iguais perante Deus e perante um céu estrelado com uma belíssima lua... Imaginei que algum jovem sonhador Parisiense estava a beira do Rio Sena, deitado sob a grama, com um bom vinho na mão olhando para mesma lua que eu, e por um minuto estávamos lado a lado, admirando a beleza de uma das criações de Deus que tem se tornado uma das minhas preferidas!

Já contei: A comida leva 7 segundos da boca ao estômago, um fio de cabelo aguenta 3kg, os móveis do meu quarto chegaram, mas ainda estão desmontados... Durma em paz! Aquele abraço!