quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mais uma volta em torno do sol

21 de Maio é o 141º dia do ano no calendário Grego, 142º em anos bixestos, e só faltam 224 dias para acabar o ano. E disseram por aí que o mundo ia acabar hoje, mas até agora...
Essa data, tirando esse boato, é importante na história. Vou te mostrar: No ano 879 o Papa João VIII dá a bênção à Branimir da Croácia e aos Croatas, considerando internacionalmente o reconhecimento do Estado Croata. Em 1851 é descoberto ouro na Austrália. Em 1904 é fundada a FIFA. Em 1995 o papa João Paulo II visita sua terra natal, a Polônia. Em 2005 a Wikipédia em português atinge 50 mil artigos. Em 2008 foi a final da Liga dos Campeões da UEFA de 2007-08. E finalmente em 2011 a banda Natiruts faz show em Belém, e eu completo 27 voltas em torno do sol. É isso mesmo... Hoje é meu aniversário. Feliz ano novo pra mim! E pra você também!


Ao longo desses anos eu já fui conhecida como aquela menina que joga futebol na rua, como aquela que não ia muito bem na escola, aquela que é bonita e tem o corpo perfeito, ou aquela que está gordinha (esse é o meu estado hoje), como aquela que ama coca-cola, que ama o Flamengo, que toca violão e canta bem... Inúmeros rótulos e fases eu tive, como qualquer um, mas hoje orgulhosamente me apresento como aquela que é apaixonada por viagens... Principalmente aquelas viagens mais difíceis e que precisam de muita organização – Sim!- eu hoje também posso ser conhecida como “aquela que sabe organizar!” Quem diria...
Apesar de todo esforço que tenho que fazer pra economizar, organizar, pensar em cada detalhe com antecedência pra poder gastar o menos possível e tudo ser o mais agradável e aventureiro possível, mesmo assim, viajar é a grande paixão da minha vida. Sempre senti, desde minha primeira viagem a fortaleza com 15 anos que pela primeira vez tinha juntado meu dinheiro da mesada, que viajar compensa qualquer custo ou sacrifício. Sou leal e constante em meu amor pelas viagens, de um modo como nem sempre fui leal e constante em relação às minhas outras paixões. Eu as adoro... Porque elas são minhas. Porque são exatamente a minha cara. Elas podem golfar em cima de mim como os bebes recém nascidos fazer com suas mães, como elas eu também não ligo... Não ligo mesmo!



..."E decidiu: vou viajar.
Porque não morri,
porque é verão,
porque é tarde demais
e eu quero ver, rever,
transver, milver tudo que não vi
e ainda mais do que já vi,
como um danado, quero ver feito Pessoa,
que também morreu sem encontrar.
Maldito e solitário, decidiu ousado:
vou viajar."

[Caio Fernando Abreu]


Se você está na dúvida do que fazer no fim de semana, viaje! O que fazer nas férias? Por favor... Não me decepcione... Viaje! Se você não tiver muito tempo pra se organizar e nem muito dinheiro, vou te dar uma dica: Pensa numa cidadezinha perto de onde você mora, uma cidade que você não conheça. Compre a passagem mais barata, pega sua barraca e seu saco de dormir, ou aluga o quarto mais barato que tenha o mínimo de conforto, (você nem vai ficar muito tempo nele mesmo... é só pra dormir e pra ter um lugar pra guardar sua pequena mala) arrume uma boa companhia, ou vá sozinho mesmo. Respire fundo. Deixe em casa todos os seus preconceitos e frescuras, e vai! Viva a vida! Descubra novas paisagens. Tire fotos. Descanse. E lembre-se: ser simples é ser incrível!



Já contei: Dante diz que Deus não é uma imagem ofuscante em sua Glória, mas sim, que assim de tudo Deus é " o Amor que move o sol e as outras estrelas."

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Limite

Tudo se trata da linha! Do limite que colocamos ao nosso redor. Ela nos permite escolher, incluir, excluir, sobreviver...
Não é porque eu gosto de algo, que aprender aquilo alí vai ser sempre fácil e prazeroso. Por exemplo: Eu amo francês. Pra mim é a língua mais linda do mundo. Mas isso não quer dizer que eu não esteja enlouquecendo para aprende-la. Então, ela está dentro da minha linha, mas me incomoda tê-la aqui tão perto... Porém, vai chegar o dia em que eu vou dominá-la, e ela não mais estará diante de mim, como está hoje, mas ela fará parte do meu corpo, da minha mente.


Assim são todas as outras coisas, todas as outras pessoas... Hoje estão aqui ao nosso redor, dentro daquele círculo imaginário que traçamos. Nós temos preferências sim! Nós elegemos! Escolhemos! Rejeitamos!
Caminhamos e experimentamos tantas coisas... Conhecemos tantas pessoas... A nossa linha, o limite, o nosso círculo aumenta, as vezes diminui, mas nunca desaparece!
Se você tiver, um dia, a coragem de correr o risco de sair de trás dessa linha, desse limite, desse muro, você vai descobrir que a vista do outro lado é espetacular.


Algumas pessoas já vieram me dizer que eu sou meio "louca" por sonhar em ter "isso ou aquilo", em querer conhecer e experimentar tantas coisas e lugares que a maioria acha inalcansável ou que se precisa de muita coragem e ousadia para ver e tocar.
Pra mim, todas essas coisas foram criadas pra mim... Pra você! E só é preciso dar vários passos em sua direção... e você chega lá!
Não tenho uma explicação do porque vejo a vida assim. Não que tudo seja muito fácil aos meus olhos, só é... possível! Eu sou meio sonhadora, eu sei, mas quem não é? É preciso cantar a beleza da vida... Com poesia vivê-la... E sorrindo construi-la... Je voir la vie en rose!



Já contei: Antoine de Saint-Exupery diz que amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.