terça-feira, 23 de novembro de 2010

PERFEIÇÃO

Todo mundo conhece o Michelangelo... Ele é aquele cara que pintou a Capela Sistina e o Juizo Final, esculpiu a Pietà e David. Ele é o CARA! 
Pesquisando sobre alguns lugares de Roma que qualquer principiante apreciador de artes precisa ir, descobri a igreja San Pietro in Vincoli, onde fica a tumba de Julio II, e nesta tumba está uma das obras mais famosas e de história mais legal (uma das minhas preferidas) de Michelangelo:  O Moisés.

Diz a lenda que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Perché non parli? (Porque não falas?)  E assim temos mais uma obra de arte quebrada no mundo... Mas essa, diferente da Pietà, não foi quebrada por um fanático qualquer, e sim por um famoso fanático.



Moisés



Moises com mais detalhes
"A perfeição é feita de pequenos detalhes - não é apenas um detalhe." Disse Michelangelo um dia. Talvez esse  dia tenha sido o qual em que ele esculpiu Moisés com tanta perfeição de detalhes e beleza. San Pietro in Vincoli definitivamente entrou no meu roteiro de Roma, e encontrei um segundo motivo para ir a Florença, Michelangelo é companheiro de cova de Galileu Galilei em uma igreja de lá, e nós não podemos perder essa!

Igreja Santa Cruz - Florença

Já contei: O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.  A primeira bomba derrubada pelos Aliados em Berlim durante a Segunda Guerra Mundial matou o único elefante do Jardim Zoológico que existia na cidade. Aristóteles disse que a mesma capacidade que temos de fazer o que é errado é a mesma que temos de não fazê-lo.

Um comentário: