sexta-feira, 15 de abril de 2011

Caminhada Diferente



Ontem fiz uma caminhada diferente. Fui a um bairro aqui no Rio que mais parece uma outra cidade. São tantas particularidades e qualidades... Sua atmosfera  é diferente, o tempo corre diferente nas ladeiras íngremes de Santa Teresa.
Ao invés de andar em círculos pela estradinha de terra na Praça Paris eu resolvi escalar os montes e me deparar com a beleza e o som das minhas pisadas no chão. A vida é cheia de contrastes assim como as cidades. E Santa Teresa é a prova disto!



No fim da minha caminhada, que acabou sendo um passeio, me aproximei dos muros e janelas cheias de grades do Carmelo de Santa Teresa, que olhando de fora parece uma construção normal, sem grande significado e nem grande beleza. Me aproximei da sua entrada e meus olhos não saiam de outro lugar a não ser daquelas lanças fixadas em cada cantinho das grades das janelas.
Elas foram feitas pra separar, aquelas pessoas que ali vivem, do mundo em que vivemos. Essas grades as separa do mundo mas misteriosamente as uni a ele muito mais do que nós, que vivemos perambulando por aqui.




Pisando naquele pátio, naquelas escadas, entendi que aquele chão era diferente... Especial. Consagrado. Separado. Elevado!
Aquelas mulheres entendem mais o mundo do que nós; porque elas rezam por ele, todo dia!
Aquelas consagradas fazem mais diferença na história da humanidade do que nós; porque elas se sacrificam, toda hora.
Aquelas Carmelitas amam o mundo mil vezes mais do que nós; porque elas pensam no céu, todo minuto.
Elas mudam o mundo porque vivem "separadas" do mundo.




Saindo de lá peguei um ônibus pra casa e no banco da frente tinha uma pixação que dizia: "Porque você não está realizando o seu sonho?" Eu sorri e pensei: "Quem disse que eu não estou?"

Já contei: Tem coisas que não tem explicação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário